sábado, 17 de março de 2012

de algum lugar da memória: torta rústica de tomates verdes e maduros




folheio muitas revistas, acesso muitos blogs e sites, e as referências ficam, de alguma forma, armazenadas em minha memória! em algum momento, surge a vontade inesperada por um bolo, um risoto, uma torta vistos por aí...

eu encasquetei que queria fazer (e comer, claro!) uma torta rústica de tomates verdes e maduros... não me lembrava onde havia visto, então fui atrás de referências. a minha inspiração final - para a massa e parte do recheio - veio do 'culinarístico'. adaptei para o que eu queria e o resultado foi ótimo!

é muito simples de fazer e precisa de poucos ingredientes!

para a massa, misturei 1 xíc. de farinha de trigo, 1 xíc. de farinha de trigo integral, 2 colh. de sopa de semente de linhaça e  uma pitada de sal. num recipiente, com os ingredientes já misturados, fiz um buraco  no centro e despejei 1/3 de xíc. de manteiga em temperatura ambiente e 2/3 de xíc. de água. aí foi só misturar e amassar bem com as mãos.

(você pode usar só a farinha comum, se quiser... a linhaça também é dispensável ou substituível por outra semente de sua preferência. a ideia é agregar nutrientes!)

enfarinhei a bancada e abri a massa com um rolo. (já sabe, se a massa estiver grudenta demais, é só ir salpicando mais farinha! #ficaadica)

transferi a massa para uma forma de aro removível, já untada e enfarinhada. as bordas excedentes de massa, não removi, deixei  'presas' no alto do aro para poder dobrar sobre o recheio depois.

para o recheio, cortei 1 cebola grande em rodelas finas e levei ao fogo com um fio de óleo de canola, 2 colh. de sopa de vinagre balsâmico e deixei refogar por uns 3 minutos, mexendo sempre. juntei 1 colh. de sopa de açúcar mascavo, misturei bem e deixei por mais 2 minutos.

despejei a cebola caramelizada sobre a massa. em cima da cebola, esparramei 100g de queijo mussarela ralado.

cortei, também em rodelas finas, 2 tomates verdes e 2 tomates maduros (a ideia é o contraste das cores dos tomates). distribuí os tomates sobre o queijo, salpiquei 1/2 colh. de sopa de açúcar (para  diminuir a acidez! o tomate verde é ainda mais ácido!), sal, pimenta do reino e finalizei com folhas de manjerona frescas (pode ser manjericão ou até mesmo o bom e velho orégano... mas o sabor vai lembrar muito uma pizza!).

dobrei as bordas de massa excedentes sobre as beiradas do recheio, pincelei com 1 gema e levei ao forno, já pré-aquecido, por cerca de 40 min.

a torta, aqui em casa, foi servida sem acompanhamento algum. foi nosso jantar.

acho que vai muito bem acompanhada de salada verde!

super gostosa e fácil de preparar!

sabe que nem lembrei de jogar um fio de azeite extra virgem por cima (fome!!!), mas certeza que fica ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário