quarta-feira, 21 de março de 2012

inusitado e genial: ceviche de cítricos



ontem, zapeando na net, me deparei com um prato incrível: ceviche de cítricos.

originalmente, os ceviches são feitos à base de peixes marinados em suco de limão. mas a inusitada proposta do 'dedo de moça' não leva peixe! yeah! é um ceviche feito somente com frutas cítricas!

fiquei muito, muito curiosa para experimentar!

corri ao mercado e providenciei todos os ingredientes propostos. assim que cheguei em casa pus as mãos à obra!

o preparo (minucioso!) teve início descascando - com a retirada de toda a parte branca - 1 grapefruit, 1 limão siciliano, 1 lima da pérsia, 1 tangerina e 1 laranja pera.

parti cada fruta separando seus gomos, fazendo os cortes o mais próximo possível às divisões de cada um deles. a seguir, com muuuuuuuuuuuita delicadeza, retirei toda a película que envolve cada gomo de fruta.

(preciso fazer um parênteses para declarar todo o meu encantamento durante essa etapa! a textura das frutas cítricas, em especial a grapefruit e a lima da pérsia, é muito similar à dos peixes. ao manusear as frutas, tinha a sensação de estar manuseando um peixe delicado! Deus é maravilhoso! Suas criações têm uma complexidade ímpar!)

voltando: cada gomo devidamente descascado, dividi em 3 partes.

coloquei todos os pedaços de fruta num recipiente, coei o excesso de líquido e reservei.

cortei 1/2 cebola roxa em lâminas finíssimas e misturei às frutas.

temperei com o suco de 1/2 limão tahiti, 1/2 xíc. de azeite extra virgem, sal, pimenta do reino e coentro fresco picadinho (se for avesso a ele, substitua por salsa!).

levei ao refrigerador para marinar por cerca de 1h.

servi salpicado com cebolinha fresca, acompanhando arroz e peixe grelhado.



eu amei!!!

minha paixão começou antes mesmo de provar!rs... é que já estava apaixonada pela ideia... genial, na minha humilde opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário