sábado, 17 de março de 2012

petisco charmoso: antepasto de abobrinha com tomate seco



dia desses, olhei para uns tomates secos que tinha preparado, olhei para umas abobrinhas... e pensei: por que não eles juntos?!

preparei, então, um antepasto de abobrinha com tomates secos...

o único pulo do gato no preparo é você conseguir cortar tiras finíssimas de abobrinha italiana no sentido do comprimento! nada impossível se você tiver um 'oba', que já vende a abobrinha fatiada, por perto! eheheh...

sim, eu comprei 2 abobrinhas italianas já fatiadas!!! :-)

dizem (não testei, ok?!) que você pode conseguir fatias bem fininhas usando um descascador de legumes ao invés de faca...

pois bem, levei uma panela com água ao fogo e, assim que levantou fervura, coloquei as fatias de abobrinha italiana e deixei por 2 minutos. (Isso é para que ela amoleça e você possa manuseá-la/enrolá-la sem que ela se quebre!). retirei do água, escorri, sequei com papel toalha, salpiquei sal e pimenta do reino, e reservei.

cortei 10 tomates secos pela metade e reservei também. cortei, ainda, 100g de queijo mussarela em cubinhos pequenos (usei 20 cubinhos).

em cada fatia de abobrinha, na extremidade mais estreita, coloquei 1 pedaço de tomate seco e  1 cubinho de queijo mussarela. enrolei até a outra ponta e prendi com um ramo de cebolete (pode espetar com um palito).

repeti o processo com todas as fatias de abobrinha.

em um recipiente, coloquei no fundo 2 dentes de alho cortado em lâminas e fui dispondo, delicadamente, os rolinhos de abobrinha. salpiquei orégano seco e cobri com azeite extra virgem (o suficiente para que todos os rolinhos fiquem imersos).

deixei de no refrigerador por 48h , para apurar o sabor, e servi regado com azeite extra virgem e folhas de salsa salpicadas.



esse antepasto conserva-se muito bem se refrigerado... quanto mais o tempo passa (sem chutar o balde, né?! nada de guardar por 1 mês!!!), o sabor fica ainda mais apurado.

dá para usar queijo minas em lugar de mussarela, ou mesmo usar só tomate seco... uma delícia (e um charme!) de petisco!

a receita rende 20 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário