terça-feira, 10 de abril de 2012

risoto de limão siciliano (porque eu amo risotos!)



minha vida tem andado tão, tão corrida, que praticamente não tenho feito refeições em casa... dias desses, conseguimos almoçar em casa e escolhi preparar um risoto de limão siciliano.

sou suspeitíssima para falar bem de risotos porque amo!rs... com esse não foi diferente: muito amor!

comecei refogando, em 1 colh. de sopa de manteiga, 1 cebola picada em cubos pequenos. acrescentei 2 xíc. de arroz arbóreo, incorporando bem à cebola refogada. juntei 1/4 de xíc. de vinagre de vinho branco (de boa qualidade!) diluído em 3/4 de xíc. de água. fui mexendo bem para que o amido de soltasse.

aos poucos, fui acrescentando caldo de legumes (uso o caseiro, que comentei aqui) - usei cerca de 1 litro - sempre mexendo.

depois de juntar metade do caldo, acrescentei o suco de 1 limão siciliano e misturei bem.

nunca deixe o risoto secar completamente, mantenha-o sempre úmido, acrescentando o caldo de legumes até que ele cozinhe completamente (mas sem ficar mole demais, hein?!)!

quando notei que o arroz estava cozido, adicionei 2 colh. de sopa de queijo parmesão ralado na hora, acertei o sal e juntei 1 colh. de sopa de manteiga.

servi imediatamente, salpicado com raspas de limão siciliano (o mesmo que usei o suco! fiz as raspas antes de espremer!).



deliciosíssimo!!!

se for acompanhar outro prato, serve até 4 pessoas... aqui, comemos só o risoto e nos fartamos os dois! :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário