segunda-feira, 26 de março de 2012

meu primeiro (e os próximos) bolo de fubá



enquanto preparava a massa das pizzas de sábado, me dei conta de que nunca tinha feito um bolo de fubá. na verdade, nunca fui das mais fãs de bolos de fubá porque eles sempre me pareceram secos demais, sem graça demais... mas será que eles tinham que ser sempre assim?! não era possível que sim!

fui atrás de receitas confiáveis e encontrei uma que me pareceu suficientemente boa no 'pecado da gula'. a receita da akemi era para uma forma grande retangular, mas, como pretendia usar uma forma de bolo inglês, fiz apenas 1/2 receita.

já comecei amando pelo preparo super simples: muitos ingredientes juntos, batidos no liquidificador!

usei 1/2 xíc. de fubá, 1/2 xíc. de farinha de trigo, 3/4 de xíc. de açúcar, 1/2 xíc. de óleo de canola, 1/2 xíc. de leite, 2 ovos, 1/2 colh. de sopa de fermento em pó, 2 colh. de sopa de coco ralado e 1 colh. de sopa bem cheia de queijo parmesão ralado na hora.

bati tudo no liquidificador e depois despejei na foram de bolo inglês, untada com margarina e 'enfarinhada' com fubá. (já sabe: para uma forma grande, dobre as medidas!)

levei ao forno, já pré-aquecido, por cerca de 45 minutos (não contei exatamente o tempo... nunca conto! :-P).

como sou desesperada, desenformei assim que saiu do forno, quentíssimo ainda! e foi quentíssimo ainda que mandamos ver! eu, como uma ponta de faca de manteiga, deliciosamente se derretendo!!!

mudei meu conceito sobre os bolos de fubá porque esse ficou úmido, fofinho e absolutamente saboroso, na medida certa!

o que restou dele, foi embora hoje pela manhã... e o marido já pediu outro para logo mais! :-)

update: gente, tinha me esquecido de pôr os ovos na descrição dos ingredientes!!! aiaiai.... espero q ninguém tenha tentado fazer sem ovos!!! :-P
valeu, evelyn!

9 comentários:

  1. hummm que delicia.
    Eu adoro bolo de fubá principalmente quentinho.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também amo bolo quentinho, káh!
      experimenta essa receita q vc vai amar!!!
      bjinhos!!!

      Excluir
  2. amiga acho que vc esqueceu os ovos na receita, fui fazer agora e não tem ai, kkk beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô meu pai, esqueci mesmo, evelyn! são 2 ovos! vou atualizar!!! kkkkkk
      obrigada!!! bjos!!!

      Excluir
  3. q ótimo, sandra!
    não conheço o 'agrega pais', mas vou acessar! :-)
    volte sempre por aqui! bjos!

    ResponderExcluir
  4. Grace! esse bolo parece divino!
    nao consigo imagina fuba com o queijo mas deve ser bom! rs
    no minino!
    vou tentar essa semana se tiver um tempo! rs
    bjo bjo

    ResponderExcluir
  5. ah, van, esse bolo é óóóóótemo!!!rs...
    o parmesão super combina pq ajuda a quebrar o excesso do doce, sabe?! delícia!!!
    ;-)
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que gostou do bolo de fubá, Grace! Ele é um campeão lá do blog e um dos meus preferidos até hoje! Tem quem coloque erva-doce ou goiabada em cubinhos na massa tbm. Muito obrigada pelos créditos! Bjss

    ResponderExcluir
  7. é incrível, akemi!!!
    gostei demais!!!
    bjos!!!

    ResponderExcluir